Plano de Carreira: Arte de estar presente e em harmonia

Correio do povo August 18, 2015
Felipe De Oliveira practices Self-Breema exercises

Arte de estar presente e em harmonia

A pesar de muito trabalho e das demandas cada vez maiores no cotidiano das organizações, há alternativas para o equilíbrio e a harmonia entre corpo e mente. Nesse sentido, podemos citar a prática de Breema, a arte de estar presente. A técnica estará sendo apresentada em um curso entre os dias 22 e 23/8, em Porto Alegre, que terá como ministrantes Salena Gissola Schenatto Irion e Felipe Willhelm de Oliveira, que são diretores do Centro Harmonious Life em Barcelona e ensinam Breema há 14 anos. Podem participar pessoas iniciantes no método e também alunos experientes. Eles concederam uma interessante entrevista:

CP — O que é Breema?
Felipe e Salena — Breema é um ensinamento prático para unir corpo, mente e sentimentos. Tem três partes: o trabalho corporal de dois em dois, os exercícios de Auto-Breema que a pessoa faz em si mesma e os nove princípios de harmonia de Breema. Estes últimos ajudam tanto no Breema como na vida diária a estarmos mais presentes e em harmonia.

CP — Quem pode praticar?
Felipe e Salena — Como Breema não tem nenhuma visão de terapêutica corporal (ainda que trabalha muito com o corpo) e sim de trazer mais harmonia e bemestar à própria pessoa e também a quem recebe, é uma técnica que qualquer pessoa pode praticar, mas é direcionada àquelas que têm interesse em autoconhecimento, autocompreensão, já que oferece ferramentas práticas que ajudam a ver mais sobre si mesmo em uma atmosfera de aceitação e sem julgamento.

Image
Salena Irion sharing Breema bodywork with a recipient

CP — Quais são os benefícios para os praticantes?
Felipe e Salena — As pessoas que praticam Breema sentem mais claridade mental, mais harmonia nas suas relações, menos identificação com o estado emocional e mental em que se encontram, centramento e sobretudo harmonia consigo e com os demais.

CP — Na correria do cotidiano, é possível praticá-la?
Felipe e Salena — Esse é o objetivo! Trazer para a loucura do dia a dia, nem que seja um momento para lembrar e experimentar que o corpo está respirando, que o corpo tem um peso sobre o chão e por alguns segundos ter mais conexão com o corpo e consigo mesmo. Mas também em virtude da filosofia: os nove princípios de harmonia de Breema nos ajudam a vir para o presente como o princípio de Breema momento único/atividade única. Tentamos ser multitarefas e fazemos de tudo um pouco, mas estamos fazendo uma coisa pensando na próxima e não colocamos toda a nossa atenção no que estamos fazendo neste momento. Assim passamos todo o dia fazendo uma atividade com a mente na próxima e isso cria tensão e estresse.

CP — Existem locais para praticar em Porto Alegre? Qual é a periodicidade recomendada?
Felipe e Salena — Existem instrutores e praticantes de Breema em Porto Alegre. Foi a primeira cidade do Brasil na qual se introduziu Breema em 1998 e tem instrutores e praticantes de Breema certificados que trabalham com essa técnica. A gente tem experiência de mais de 15 anos ensinando Breema internacionalmente nos Estados Unidos, na Europa e América do Sul e no Brasil. Viemos duas vezes ao ano a Porto Alegre dar cursos no Brasil e em Porto Alegre sempre, onde visitamos também nossa família (temos um centro de Breema e vivemos em Barcelona há dez anos).

Para falar de periodicidade, temos que separar o que são cursos para formação, aprofundar na filosofia e prática de Breema das sessões individuais. Já os exercícios de Auto-Breema que a pessoa aprende a fazer nela mesma, sozinha, podem ser feitos diariamente.

Os estudantes e profissionais de Breema seguem vindo a cursos para alimentar este desejo à autocompreensão e continuar aprendendo sobre si mesmos e sobre as leis da harmonia e que governam todo o universo, como a Lei da Mudança constante, que diz que nada pode se manter igual de um momento ao outro e por isso temos a necessidade constante de continuar evoluindo e aprendendo, porque pela mudança constante ou elevamos nosso nível de consciência de maneira ativa e colocando nosso esforço e intenção ou a passividade e mecanicidade do mundo nos leva a baixar nosso nível de consciência.

CP — Como a metodologia pode ajudar os profissionais nas mais variadas atividades?
Felipe e Salena — Os princípios de Breema e a ênfase do método na pessoa que aplica ajuda em qualquer profissão.

CP — Existe formação nessa área? Quem pode se capacitar para aplicá-la?
Felipe e Salena — Os instrutores de Breema têm que renovar a certificação anualmente pa- ra poder representar e apresentar o método de forma fiel. Em Porto Alegre, tem instrutores que ensinam o método. Para formarse praticante de Breema (poder atender, dar sessões individuais de trabalho corporal de dois a dois) são 165 horas de classes práticas do método e anatomia e fisiologia. Para ser instrutor de Auto-Breema e Breema tem que ter mais de um ano como praticante, demonstrar experiência efazer cursos específicos para formação de instrutores.